Home > 5 motivos para as empresas começarem a investir em uma estratégia de marketing digital

5 motivos para as empresas começarem a investir em uma estratégia de marketing digital

Segundo o relatório Managing Digital Marketing 2015, do Smartinsights.com, 50% dos anunciantes possuem programas de marketing digital ativos, mas nenhuma estratégia definida. O índice é 4% maior do que o do ano anterior.

A outra metade está dividida entre aqueles que têm uma única estratégia digital (16%) e aqueles que integraram essa estratégia em um plano geral de marketing (34%).

Veja alguns motivos pelos quais é importante criar uma estratégia de marketing digital:

1. Uma estratégia definida te dá foco e direção

Empresas que não escreveram suas estratégias podem ter uma noção geral do querem fazer online e quais são suas táticas, mas é pouco provável que tenham definido elementos essenciais.

Por exemplo, podem saber que querem que o site tenha mais visitantes, mas conseguem dizer quantos? Eles desejam conquistar mais consumidores, mas podem especificar a porcentagem e os canais?

Sem objetivos específicos, fica mais difícil saber exatamente o que você precisa fazer online. E posteriormente, dificulta a mensuração do seu sucesso.

Criar uma estratégia força as empresas a resolverem essas questões cruciais, assim como formular uma proposta de valor, segmentar o público e considerar outros fatores fundamentais para construir um programa digital eficiente.

2. Garante que todos estejam na mesma página

Estratégias escritas ajudam a garantir que toda a equipe esteja alinhada com as atividades online da empresa. Sem isso, todo gerente e diretor fica livre para projetar suas próprias prioridades e objetivos na atividade online. O resultado é uma equipe que trabalha com propósitos diversos sem concretizá-los. A clareza é essencial.

3. Você terá mais recursos

Sem uma estratégia, é mais difícil programar o budget necessário para impulsionar o digital, assim como que tipos de habilidades sua equipe precisa ter.

Claro, você pode contratar funcionários e solicitar investimento quando a necessidade aparecer, mas é mais difícil. Ter um plano de longo prazo a mão é sempre mais eficiente.

4. Evitar duplicações

Mesmo que você não tenha recursos suficientes, eles podem ser desperdiçados caso falte uma estratégia sobre como utilizá-los da maneira correta.

Isso é ainda mais importante para empresas grandes, onde existem várias partes dentro da organização de marketing.

5. Ajuda a otimizar e ficar sempre à frente

Toda empresa com um site tem que ter analytics, mas muito gerentes seniores não verificam se suas equipes têm tempo de analisá-los.

Uma estratégia o ajudará a registrar testes no programa, garantindo que o progresso contínuo seja possível.

Isso também é importante para a otimização do negócio. Uma boa estratégia contribui com a mensuração do que funciona e daquilo que não está indo bem.

Com informações do Jeff Bullas

Fonte: ProXXIma